Plasticologia Marinha | 17 de junho (3º e 4º anos)

Pelo segundo ano consecutivo, a Biblioteca Escolar integrou na sua programação a realização de sessões de educação ambiental, aproveitando a oferta formativa do Oceanário de Lisboa para explorar uma temática atual e preocupante que é a poluição do oceano por plástico.

Neste sentido, foram agendadas três sessões destinadas aos alunos das turmas do 3º ano da EB1 da Tocha e do 4º ano que frequentam a EBS João Garcia Bacelar.

Com o apoio de uma apresentação multimédia e numa linguagem acessível, a formadora abordou os principais aspetos relacionados com a Plasticologia Marinha, alertando para as causas e consequências do plástico no oceano (e o impacto na vida marinha) e para a necessidade de modificar comportamentos. 
As crianças manifestaram bastante interesse por esta atividade, tendo revelado particular entusiamo durante os desafios de caráter mais prático, como sejam a escolha do lixo de um pequeno tabuleiro com areia e a limpeza do mesmo, assim como a dificil tarefa de separar pequenas peças plásticas colocadas num recipiente com água (apercebendo-se como os animais  têm dificuldade em selecionar o seu alimento e evitar a ingestão de plástico).

Obrigado, Oceanário, por este excelente momento de aprendizagem!

----------------
Ver álbum fotográfico aqui

Sessão em números:
4 turmas do 1ºCEB: 74 alunos
4 professoras titulares de turma (Graça Pinho, Edite Andrade, Lurdes Magueta e Paula Cardoso)


3 comentários:

Edite Andrade disse...

A sessão foi bastante positiva, estando os alunos da turma já muito motivados para problemática. A sua visita de estudo foi realizada ao Oceanário e todo o trabalho que envolva animais revela-se muito aliciante.
Parabéns Equipa da Biblioteca!

Anónimo disse...

Obrigado!
Ainda bem que foi do vosso agrado!
Boas e merecidas férias!
Até para o ano!

Maria Tomé disse...

Não estive presente mas gostava de ter ido!
Deve ter sido muito interessante!
Eu adoro a BIBLIOTECA!