O Projeto
Enquadramento
No âmbito da Candidatura Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) Leituras com... a Biblioteca, a Biblioteca Escolar do AEGM elaborou e submeteu uma proposta de projeto visando a elaboração e aperfeiçoamento de textos não literários e literários (escrita criativa), designado “Escrita em residência digital”. O projeto foi objeto de seleção e financiamento por parte da RBE e conta com a apoio da direção do AE e do Município de Cantanhede para a sua implementação nos anos letivos 2021/22 e 2022/23.
Sinopse
O projeto "Escrita em residência digital" compreende uma abordagem mais normativa da escrita e outra orientada para a escrita criativa. Recorrendo a modelos de textos de diferentes tipologias e resolvendo exercícios de aplicação, os alunos são conduzidos, com o auxílio do professor e da BE, a pautarem as suas produções escritas por padrões de qualidade, promovendo-se hábitos de autorregulação, escrita colaborativa e revisão por pares. Os alunos contactarão com especialistas, sendo encorajados a utilizar ferramentas digitais e plataformas de publicação que deem visibilidade ao seu trabalho, preparando-os, assim, para serem cidadãos produtores competentes de conteúdos escritos com /em ambientes digitais.
Implementação
2022/2023
Turmas envolvidas:
6 (7.ºA, 7.º B, 7.ºC, 8.ºA, 8.ºB e 8.ºC)
Escrita funcional: elaboração de respostas estruturadas de curta extensão ("verbos de comando")
7.º A, 7.º B, 7.º C
Escrita criativa: desafios regulares de escrita ("Brincar a sério com as palavras")
7.ºA, 8.ºA, 8.ºB e 8.ºC)
Atividades implementadas e/ou em desenvolvimento:
- apresentação e motivação das turmas para o projeto;
- reuniões de trabalho para preparação das atividades a desenvolver (internas e com formadora);
- elaboração de textos de curta extensão, apreciação/ feedback, revisão e publicação dos mesmos em murais digitais;- formação a docentes (AFCD) "Brincar a sério com as palavras" - 2.ª edição, por Margarida Fonseca Santos e Isabel Peixeiro, destinada aos docentes dos grupos 110, 200, 220 e 300);
- formação a docentes (AFCD) "Da compreensão leitora à elaboração de respostas estruturadas", por Carla Marques (destinatários a definir);- sessões online com turmas, no âmbito das duas dimensões do projeto;
- desafios abertos à comunidade e de realização autónoma (outras turmas / docentes).
Mural digital agregador do trabalho realizado no âmbito dos desafios de escrita criativa:
PADLET A DISPONIBILIZAR (brevemente)
Questionários de avaliação (junho 2023)
Avaliação (alunos)
Avaliação (professores)
-------------------------------------------------------------------------------------
2021/2022
Turmas envolvidas:
4 (7.ºA, 8,ºA, 8.ºB e 8.ºD)
Atividades desenvolvidas:
- diagnóstico de áreas de escrita a necessitar de intervenção;- apresentação e motivação das turmas para o projeto;- elaboração de textos de curta extensão, apreciação/ feedback, revisão e publicação dos mesmos em murais digitais;- formação a docentes do Departamento de Línguas (AFCD "Brincar a sério com as palavras");- desafios abertos à comunidade e de realização autónoma (outras turmas / docentes).
Murais digitais:
(clique na imagem para aceder ao mural):
Turma 7.ºA
Turma 8.º A (acesso reservado)
Turma 8.º B
Turma 8.º D
---------------
Área reservada:
Sem comentários:
Enviar um comentário