Escola a Ler

O PLANO 21|23 - Escola a Ler (2.ºCEB)

No âmbito do Plano 21|23, Escola a Ler, as turmas do 5.º e 6.º ano de escolaridade encontram-se a desenvolver trabalho regular em três vertentes, dando cumprimento ao compromisso assumido:

Leitura orientada 

Realização de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita: uma hora por semana no segundo ciclo do ensino básico.

Projeto Pessoal de Leitura 

Desenvolvimento de projetos individuais de leitura que explicitem objetivos de leitura e impliquem o contacto com temas comuns em obras, em géneros e em manifestações artísticas diferentes (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).

Vou levar-te comigo!

Dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar, em articulação com os docentes da turma e com recurso a estratégias motivadoras.

Ao trabalho específico em torno das obras selecionadas para leitura a pares (criação / disponibilização de fichas de leitura e condução das atividades pedagógicas em sala de aula), soma-se a exploração das obras de educação literária e leitura de textos diversos, bem como a inclusão das turmas no projeto "10 minutos a ler" (dez minutos diários, em qualquer disciplina do currículo, mediante calendarização prévia).

As visitas à Biblioteca são programadas e codinamizadas, em articulação com o Professor Bibliotecário, com as docentes Adelaide Romão e Regina Teixeira, responsáveis pela disciplina de Português nas turmas de 2.º CEB.


RECURSOS

Portfólio digital / Dossiê técnico pedagógico (coletivo): consulte-o aqui.
Espaço digital de apoio à implementação da Leitura Orientada em Sala de Aula (PNL2027): siga esta ligação.
Sugestões de atividades pedagógicas: aceda aqui ao PDF.



Sem comentários: