Centenário de Carlos de Oliveira - exposição fotográfica na BE

No âmbito das comemorações do Centenário de Carlos de Oliveira, o espaço da BE recebe, de 7  a 17 de dezembro, a Exposição Escrito com cal e com luz. Ensaio fotográfico sobre a poética de Carlos de Oliveira., com fotografia de Renato Roque e uma seleção de textos do escritor.
De modo a conferir vivacidade e dinamismo / interatividade a esta exposição, a Biblioteca Escolar solicitou a colaboração de professores de várias áreas disciplinares, assistentes operacionais, assistente técnica e  psicóloga escolar, no sentido de darem voz aos textos que acompanham cada fotografia. Os visitantes acedem a estes recursos áudio através de um código QR distinto que acompanha cada uma das 20 fotografias que compõem esta mostra.
Para partilha com a comunidade e registo para memória futura, preparámos um pequeno vídeo onde podem ser vistos os trabalhos expostos e as leituras (áudio) que os colaboradores realizaram:


A propósito deste trabalho, a BE lançou um desafio que consistia na identificação da pessoa que leu determinado texto (reconhecimento da voz). As três vencedoras do passatempo foram as professoras Adelaide Querido Jesus, Maria Cristina Maia e Edite Pina.

Carlos de Oliveira é uma figura incontornável e ímpar da literatura [vide Destaque PNL2027 - Autor do Mês ], com um vínculo muito forte à nossa região. Esta é uma oportunidade para todos - docentes, alunos e comunidade educativa - contactarem com a sua obra, tão inspirada no contexto da Gândara e que as fotografias magistralmente evocam. Ao longo deste ano letivo, estão previstas outras atividades em torno deste autor.

Pode, ver aqui, o álbum com fotografias da exposição, assim como algumas miniaturas das fotografias de Renato Roque.
Aceda, também, à versão áudio com os registos das vozes dos colaboradores.

Não deixe de visitar a Biblioteca!
------------
Exposição no Jornal " Diário de Coimbra", 9 de dezembro.

1 comentário:

geo disse...

Parabéns! São iniciativas como esta que nos enriquecem culturalmente!