Direitos humanos - articulação (Cidadania com a BE)

Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente da sua raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, liberdade de opinião e expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre outros.
Todos têm direito a estes direitos, sem discriminação.

Antecipando o Dia Internacional dos Direitos Humanos, assinalado a 10 de dezembro, a BE articulou com diversas docentes o trabalho de pesquisa, discussão e preparação de imagens, assim como a elaboração de frases, recorrendo ao fundo documental e equipamentos da biblioteca, respondendo, ainda, ao desafio lançado pela Biblioteca Municipal de Cantanhede (BMC)para a abordagem da problemática da violência sobre as mulheres e das diversas barreiras com que as pessoas com deficiência se deparam.
No âmbito desta articulação, as turmas 6.º A e 9.ºC, respetivamente, sob orientação das docentes Ana Luísa Melo e Adelaide Querido, forneceram elementos essenciais para que a BMC realizasse e difundisse um pequeno vídeo alusivo ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres (ver no Facebook), publicado no dia 25 de novembro.
No mesmo contexto de colaboração entre docentes, BE e BMC, foi produzido e difundido um outro trabalho em vídeo, que contou com o envolvimento da turma 9.ºA e da docente Edite Pina, a propósito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinalou a 3 de dezembro (ver no Facebook
Ainda na contexto da participação cívica para a promoção de uma sociedade mais humana, foi dinamizada uma atividade relativa à importância do voluntariado. A turma responsável - 6.º A, sob orientação da docente Ana Luísa Melo - trabalhou o tema em Cidadania e Desenvolvimento e produziu um vídeo para assinalar o Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro) (ver no Youtube).
O trabalho realizado, durante o Primeiro Período, a propósito dos Direitos Humanos, culminou com a  exposição de um número muito significativo de trabalhos, que ocupou parte da Biblioteca e o espaço exterior à mesma. Esta atividade foi promovida pelas docentes Adelaide Querido e Fátima Gil com as turmas do 3.º CEB, tendo sido dado destaque, na BE e num conteúdo digital interativo (Thinglink) à biografia resumida de personalidades que se notabilizaram pelas suas ações em prol da conquista de direitos humanos fundamentais (liberdade, igualdade / não discriminação de qualquer espécie, paz, participação em eleições livres, ...). Esta exposição veio sublinhar, deste modo, a importância de se celebrar, anualmente, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, sensibilizando toda a comunidade para o seu papel na construção de uma sociedade mais justa e digna para todos.

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres assinala-se anualmente a 25 de novembro. Esta data foi instituída pela Resolução 52/134, a 7 de fevereiro de 2000, pela Organização das Nações Unidas (ONU). O propósito de assinalar esta data é alertar as comunidades de todo o Mundo para o grave problema que é a violência, no caso específico, contra as Mulheres e que as atinge tanto em sua casa como no local de trabalho, quer a nível psicológico ou físico.
A partir do tema que dá mote ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Biblioteca Municipal propôs aos alunos que, com a supervisão das suas professoras, refletissem sobre esta questão. As considerações resultantes desta análise e o poema produzido pelos alunos foram a base para a Biblioteca Municipal produzir este vídeo e alertar para o flagelo da violência contra as Mulheres.
Dra. Teresa Paixão, Bibliotecária Municipal

A comemoração desta data [Dia Internacional das Pessoas com Deficiência] é muito importante para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.
Dr. Pedro Cardoso, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede


Recursos sugeridos:
Documentação impressa (catálogo da BE)


Sem comentários: