10 minutos a ler

No âmbito do Projeto "10 minutos a ler", tiveram lugar, durante o primeiro período, atividades regulares de leitura, mobilizando todas as turmas dos segundo e terceiro ciclos do AEGM e a totalidade dos docentes das diversas áreas disciplinares.

No final do período e no início de 2023, os alunos foram convidados a responder a um formulário de avaliação da implementação do Projeto, tendo-se apurado que a maioria dos discentes possui uma perceção muito favorável em relação às dinâmicas propostas.

Para o segundo período, mantêm-se os dez minutos de leitura em todas as turmas, seguindo-se o calendário elaborado para o efeito, afixado nas portas das salas de aula, com início a 16 de janeiro e términus a 24 de março.
Este é um projeto do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) que, através da criação de uma rotina de leitura na escola, com a instituição de uma atividade diária de leitura por prazer no quotidiano das atividades letivas, está a contribuir para um maior contacto dos alunos com o livro e para, assim, fomentar o gosto de ler, a consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia.
O apoio do PNL2027, traduziu-se na atribuição de uma verba de 1.000€ (mil euros) ao nosso Agrupamento, a fim de atualizar, diversificar e reforçar o fundo documental da Biblioteca Escolar destinado a suportar o empréstimo e a circulação das obras. Este fundo está a ser disponibilizado aos alunos.


------------------
Aceder ao relatório síntese e às conclusões mais relevantes: veja aqui.

Sem comentários: