O Rap vai à escola | João Nina

A Biblioteca recebeu hoje, dia 25 de outubro, a visita do rapper João Nina, numa atividade direcionada aos alunos do 7.º ano, na qual foram apresentados e explorados diversos temas do cantautor, que atuou ao vivo, e promoveu um diálogo muito enriquecedor com o público presente.

A par da análise das letras, recursos expressivos e temáticas de cada canção, os alunos foram conduzidos a refletir sobre diversas questões, como a importância da memória, a resiliência, o valor da escola e da família, a paz, entre outras.
Os alunos participaram com bastante entusiasmo nas dinâmicas propostas: cantaram, bateram palmas ao ritmo do rap, responderam a questões e até jogaram a um "quantos-queres". 

No final, em sintonia com o lema proposto para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar – “Ler para a paz e harmonia globais”, João Nina interpretou "É possível”, cujo lançamento coincidiu com o Dia Internacional da BE, assinalado a 24 de outubro, um tema que transporta uma poderosa mensagem de esperança, resiliência e apelo à solidariedade / união (https://youtu.be/6HSIeZO2D_w ).

Tratou-se, portanto, de uma experiência cultural diferente, onde o poder da palavra cantada ganha uma força maior e que perdurará, certamente, no grupo de alunos participante.

Esta atividade insere-se na programação da Rede de Bibliotecas de Cantanhede, tendo sido a última das várias sessões que João Nina levou a cabo para os diversos agrupamentos de escolas do concelho de Cantanhede.

------------

Ver álbum digital aqui

Saber mais sobre a atividade e artista

Sem comentários: