"A Terra da Mentemática" - promoção da leitura, música e matemática

Visando a promoção do gosto pela leitura e a motivação dos alunos para conteúdos na área da Matemática, a Biblioteca Escolar agendou, com a Betweien, duas sessões de apresentação do projeto pedagógico “A Terra da Mentemática” [ver vídeo do músico, professor e Youtuber Paulo Sousa], proporcionando a todas as turmas do 1.ºCEB do Agrupamento de Escolas Gândara Mar o contacto com o mesmo.

Assim, feitos os indispensáveis contactos com as docentes responsáveis pelas onze turmas, foi-lhes solicitada a distribuição de um flyer aos encarregados de educação a dar conhecimento aos mesmos da realização desta atividade, no qual se indagava do eventual interesse em adquirir um exemplar do livro e se convidava os encarregados de educação a estarem presentes no evento.

No que diz respeito à sessão do dia 20 de fevereiro, que decorreu no Salão Polivalente da EB1 da Tocha, com início às 9:15 horas, estiveram presentes, para além das turmas dos 1.º, 2.º e 3º anos que frequentam esta escola, o 4.ºA e 4.ºB (EBS João Garcia Bacelar), num total de 144 alunos, acompanhados das professoras titulares, e, ainda, seis encarregadas de educação.

Recorrendo à história e à projeção de algumas páginas da obra “A Terra da Mentemática”, Fábio Rocha, técnico da Betweien, soube captar a atenção da plateia e cativar o interesse dos alunos ao longo da sessão. Complementarmente, o professor, músico e Youtuber Paulo Sousa, o rosto mais mediático deste projeto, participou nos desafios pedagógicos lançados aos alunos (que colheram imensa adesão) e encantou o público presente com a sua voz. As duas canções foram interpretadas pelo artista e acompanhadas com grande entusiasmo pelos presentes, que rapidamente assimilaram a melodia e a letra das mesmas, seguindo todas as indicações do Youtuber.

No final da sessão, os alunos tiveram oportunidade de adquirir os livros, que Paulo Sousa teve o prazer de autografar.

Quanto à sessão do dia 21 de fevereiro, agendada para as 14.15 horas, na EB1 da Sanguinheira, teve como destinatários os alunos das duas turmas da EB1 da Sanguinheira e da EB1 da Gesteira (50 alunos, no total), contando, ainda, com a presença das respetivas professoras titulares e de uma encarregada de educação da EB1 da Gesteira. Esta sessão obedeceu à mesma estrutura da que decorreu na EB1 da Tocha, sendo igualmente do agrado do público que assistiu à mesma.

Em suma, esta apresentação dinâmica em torno de temas na área da Matemática, proporcionada pela empresa BETWEIEN, e que associa o conto à música e à interação com as crianças, foi muito bem recebida por todos, contribuindo para uma maior motivação e interesse por este tipo de conteúdos e pela leitura

1 comentário:

MARIA TOMÉ disse...

Adorei!
Foi muito divertido!
Tenho o livro da TERRA DA MENTEMÁTICA!