Mês Internacional da Biblioteca Escolar - Dia da BE



"Segundo os princípios estabelecidos pela InternationalAssociation of School Librarianship - IASL, o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... ". O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 22 de outubro como o Dia da biblioteca escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de atividades específicas a realizar nesse dia, independentemente das ações que possam levar a efeito noutros dias do mês.
Para celebrar esta data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro.
Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer.
As bibliotecas são uma das criações humanas que melhor cumprem este desígnio, de perpetuar, gerar e promover o conhecimento, no sentido de uma sociedade mais culta e instruída. A importância particular das bibliotecas no campo educativo faz delas uma das chaves maiores deste desígnio." ( in Portal da RBE)

Na nossa escola, iremos assinalar a data com a colocação de um poster na BE (onde convidamos os alunos / professores a deixar frases originais relacionadas com o papel das BEs) e afixação de outras informações nas vitrinas dos Blocos B e C, para além de distribuirmos marcadores de leitura pelos alunos. Terá lugar, ainda, o lançamento do Projeto SOBE, com a dinamização de uma atividade de leitura, na BE, para alunos do 2º e 3º anos da EB1 de Tocha.

Testemunho da deslocação da turma Toch04, do 2º ano (EB 1 Tocha):

Desenho da Matilde
Na segunda-feira, fomos à biblioteca da “escola grande” ouvir uma história chamada “Sorriso de Estrela”. Antes de ouvirmos a história o Miguel foi ler um cartaz que estava numa estante e dizia: “ Uma chave do passado, presente e do futuro…”.O professor João Paulo fez perguntas sobre as bibliotecas de antigamente, do presente e como serão no futuro.
A seguir fomos ouvir uma história contada pelo professor João Paulo. A história falava de uma atriz com um mau hálito. Na história os meninos imaginaram que se o mau hálito saísse pela televisão ninguém iria gostar de ver.

Desenho da Eduarda
Eles resolveram fazer um teatro sobre “lavar os dentes”; fizeram fatos de pastas, dentes e de escovas, assim como de micróbios a atacar os dentes.
Inventaram uma canção que apresentaram na festa de final de ano.
No fim da história, nós cantámos a canção dos dentes e o professor João Paulo mostrou-nos no blogue da biblioteca o projecto SOBE.


Testemunho da deslocação da turma Toch06, do 3º ano (EB 1 Tocha):



Desenho da Wendy
No dia 22 de outubro, os alunos do 3º ano da turma Toch6 foram à Biblioteca do Agrupamento porque se comemorava o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.
O Professor João Paulo recebeu-nos muito amavelmente e explicou-nos o funcionamento e a função das bibliotecas.
De seguida, dirigimo-nos para uma sala de aula e visualizamos a história "Sorriso de Estrela" contada pelo Professor João Paulo, responsável pela Biblioteca.
Desenho da Micaela 
A história fala de uma menina chamada Micaela que era atriz e que tinha um sorriso maravilhoso mas... com mau hálito! Este conto permitiu-nos concluir que devemos ter uma boa saúde oral (lavar bem os nossos dentinhos!)
Esta atividade incluiu-se no âmbito do Projeto SOBE, com as parcerias da Direção Geral de Saúde, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares.

Sem comentários: