Semana da Leitura 2012

Desde há seis anos, quando a Semana da Leitura foi proposta pela primeira vez pelo Plano Nacional de Leitura, que o Agrupamento de Escolas Gândara Mar, através da Biblioteca, tem vindo a promover iniciativas diversificadas que visam sensibilizar a população escolar e a comunidade educativa para a importância da leitura.
O programa desta edição da Semana da Leitura 2012, celebrada de 12 a 16 de março, foi concebido de modo a envolver alunos e professores de todas as escolas do Agrupamento, tendo sido feito um apelo à participação dos pais e encarregados de educação na dinamização de sessões de leitura / apresentação de histórias nas salas do Pré-escolar e do 1ºCEB.
Uma das iniciativas levadas a cabo foi a Feira do Livro, da responsabilidade da editora 7dias,6noites, para a qual foi agendada com as educadoras, titulares de turma e professores de Língua Portuguesa a visita de 33 turmas ao espaço da Feira, mobilizando mais de 610 alunos do Pré-escolar ao 12º ano.
Graças ao apoio daquela editora, foi possível ter a presença de duas escritoras - Adelaide Moreira e Regina Gouveia e ainda a representação da peça Breve história da Química, da autoria da última.
Os alunos do 4º e 5º anos puderam assim conhecer a obra Azuriche, o duende com asas, apresentada por Adelaide Moreira, com recurso a teatro de sombras, nas duas sessões que decorreram no dia 12 de março.
Quanto à autora Regina Gouveia, cujo contacto com as turmas do 7º e 8º anos ocorreu no dia 13, esta proporcionou uma interessante abordagem à Química e à sua evolução ao longo dos tempos, habilmente ligando saber científico, com a perspetiva histórica e a sensibilidade literária. Num agradável diálogo com os alunos, a autora leu exertos da obra Breve história da Química, intercalando a presentação com a realização de atividades experimentais.
Na quinta-feira, dia 15, foi a vez dos alunos do 9º ano assistirem à representação teatral da Breve história da Química, pela Companhia "Três Pancadas".
Importa referir que o professor bibliotecário se deslocou à EB1 de Taboeira e à EB1 de Sanguinheira, respetivamente nos dias 13 e 14, para aí dinamizar a apresentação do conto A princesa baixinha, de Beatrice Masini.
No dia 14, teve lugar ainda o Concurso de Ortografia: Ortografíadas - Nós e o Acordo, que incidiu no conhecimento e aplicação das regras do Acordo Ortográfico e envolveu 18 alunos das turmas do 6º ano. A entrega dos prémios e certificados de participação decorrerá na sexta-feira, na BE.
Durante esta semana, tiveram lugar, em praticamente todas as salas do Pré-escolar e 1º CEB, um conjunto de iniciativas autónomas, que contaram com a participação da comunidade. Por questões de natureza operacional, as sessões nestes níveis de ensino poderão prolongar-se para além do calendário estabelecido para a Semana da Leitura.

Sem comentários: