Faça Lá um Poema: “Fiz de ti”, de Catarina Ribeiro, entre os melhores a nível nacional

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola EB 2,3/Sec João Garcia Bacelar consegue obter um honroso terceiro lugar, a nível nacional, num dos escalões do Concurso Faça Lá um Poema, uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL).

Na edição do presente ano letivo, o poema “Fiz de ti”, elaborado pela aluna Catarina Almeida Ribeiro, do 12º ano, foi selecionado pela escola e enviado para o PNL para representar o Ensino Secundário.

Entre os trabalhos recebidos, o júri do PNL atribuiu três lugares e algumas menções honrosas nos diversos escalões – 1º CEB, 2ºCEB, 3ºCEB e Secundário do concurso (ver vencedores). Foi, pois, com imenso agrado, que a notícia da classificação do texto da nossa aluna Catarina foi acolhida na escola.

Recorde-se que, em março de 2011, foi a vez da aluna Matilde Pessoa, do 5º ano, ser contemplada com o terceiro lugar, no escalão do 2ºCEB, com o poema “Recado a uma professora” (ver post neste blogue)

No sábado, dia 24 de março, a aluna irá participar numa cerimónia pública, no Centro Cultural de Belém, onde fará a leitura do poema da sua autoria, no âmbito da Celebração do Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Catarina!

Ficamos a “torcer” por ti!
___________________________________

FIZ DE TI

Fiz de ti, Príncipe Encantado,
O meu melhor amigo,
A luz do meu escuro,
O calor do meu Inverno.

Amo-te tão intensamente
Que a minha mão
No teu peito
É a tua mão
E tu vestes-te de silêncio
Cerras os olhos da tua
Ínfima piedade
E fechas o coração
Como Lucifer
Fecha o caixão
Aos que jazem
Longe de nós

Fiz de ti, traidor de sonhos,
O amor dos meus dias,
O amante das minhas noites,
A fonte das minhas agonias.

Amei-te tão intensamente
Que a minha mão
No teu peito
Era a tua mão
E tu sorris
E desdenhas tudo
O que na ausência da tua distância
Conquistei.

 Fiz de ti, querido mito,
Perto do coração,
Lágrima chorada
Na nossa escuridão.

1 comentário:

Daniela Sophia disse...

Lindíssimo. Parabéns!