Outubro, Mês das Bibliotecas Escolares

Sob o lema “Biblioteca escolar. Saber. Um poder para a vida.”, assinalou-se mais uma edição do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, instituído pela IASL (Associação Internacional de Bibliotecas Escolares).

Na nossa escola, neste que é o primeiro mês “completo” de um novo ano letivo, celebrámo-lo de diversas formas, com iniciativas que vão da conceção de uma vitrina alusiva, à afixação de um painel na BE evocativo do dia dedicado à BE.

Lançámos, também, neste mês, duas importantes atividades que visam elevar o número de leitores: “Leitura com a Biblioteca” (em articulação direta com todos os professores de L.P. dos 2º e 3º Ciclos e que envolve todas as turmas destes ciclos) e “Livros Andantes” (executado em contexto de “aula de substituição”, com recurso aos docentes que asseguram este serviço).

As turmas do 5º A e B realizaram uma formação de utilizadores, com visita guiada ao espaço da BE e os alunos do 4º ano, turmas Toch3 e Toch4, para além daquela sessão de formação, participaram numa atividade de “Hora do Conto”, na qual ouviram, da parte do Professor Bibliotecário, a narrativa “O vampiro que bebia groselha”, de Ducla Soares.

Demonstrando a sua abertura e colaboração com outros projetos da escola, o espaço da BE acolheu uma exposição de trabalhos de Geografia, jogos e atividades relacionadas com o Dia da Alimentação (iniciativa do PES, que contou com a participação direta do PB na atuação da turma 8ºC, a 14 de outubro, na cantina) e, ainda, a tradicional mostra de trabalhos realizados pelos alunos de Inglês relacionados com o “Halloween”.

A BE tem procurado, assim, exercer a sua missão na escola, numa ótica de apoio aos utilizadores, visando a concretização da sua missão nos planos (in)formativo, educativo, cultural e lúdico e, desta feita, dar o seu contributo para a construção do(s) saber(es) e da preparação para a vida.

Sem comentários: