Dia Europeu das Línguas 2011

O dia 26 de setembro é consagrado às línguas europeias desde 2001, ano em que a União Europeia e o Conselho da Europa tomaram a iniciativa de comemorar o Ano Europeu das Línguas, com o propósito de celebrar a diversidade linguística e promover a aprendizagem das línguas, já que estas constituem uma das bases da construção europeia.

O património linguístico da UE é muito vasto, contando com 23 línguas oficiais e mais de 60 línguas regionais ou minoritárias, assim como diversos idiomas falados pelas pessoas oriundas de outros países e continentes que habitam na Europa.

Como se refere no site do CIEJD , a celebração do Dia Europeu das Línguas tem como objetivos: “sensibilizar o público para o plurilinguismo na Europa, cultivar a diversidade cultural e linguística e incentivar as pessoas a aprenderem línguas, dentro e fora do contexto escolar. Numa sociedade globalizada, o domínio de línguas estrangeiras pressupõe mais possibilidades de encontrar um emprego e de ter uma vida melhor.”
Pelo 10º ano consecutivo, um pouco por toda a UE, assinala-se este dia com ações diversas e na Internet é dado relevo à diversidade de línguas, fornecendo-se informação, questionários e jogos, através dos quais é possível alargar os nossos conhecimentos sobre esta realidade (ver site oficial do Dia Europeu das Línguas, em francês ou inglês e clip da campanha na TV).

Na BE, uma exposição da iniciativa da Secção Europeia de Língua Francesa lembra a todos os utilizadores a multiplicidade de línguas e a importância da sua aprendizagem (por exemplo, do Francês, entre outras).

Num ano de tantas mudanças no ensino / aprendizagem da língua de Camões, convém não esquecer que o português é língua oficial em oito países e a terceira língua europeia mais falada no mundo.

Sem comentários: