Centenário de José Saramago | semana de 14 a 18 de novembro

A Biblioteca Escolar assinalou o 100 aniversário do nascimento de José Saramago, promovendo diversas iniciativas das quais se destacam uma exposição de recortes de imprensa relativas à atribuição, pela Academia Sueca, a 8 de outubro de 1998, do Prémio Nobel de Literatura a José Saramago;  o destaque bibliográfico das obras do autor disponíveis na BE; apresentação de leituras -  A Maior flor do Mundo . 

Por sugestão do Plano Nacional de Cinema, foram divulgadas sessões sobre o autor (online) e foi exibido o documentário José e Pilar (2010), de Miguel Gonçalves (duas sessões na BE, no dia 16 de novembro, tal como aconteceu um pouco por todo o país). 

Assim se fez a merecida homenagem ao  escritor «que, através de parábolas sustentadas pela imaginação, compaixão e ironia, nos permite apreender continuamente uma realidade fugidia».

Para mais informação sobre José Saramago e a sua obra, consulte o sítio dedicado da Internet, em https://estudoemcasaapoia.dge.mec.pt/node/1240 .


---- Autobiografia ---- (in Fundação José Saramago

Nasci numa família de camponeses sem terra, em Azinhaga, uma pequena povoação situada na província do Ribatejo, na margem direita do rio Almonda, a uns cem quilómetros a nordeste de Lisboa. Meus pais chamavam-se José de Sousa e Maria da Piedade. José de Sousa teria sido também o meu nome se o funcionário do Registo Civil, por sua própria iniciativa, não lhe tivesse acrescentado a alcunha por que a família de meu pai era conhecida na aldeia: Saramago. (Cabe esclarecer que saramago é uma planta herbácea espontânea, cujas folhas, naqueles tempos, em épocas de carência, serviam como alimento na cozinha dos pobres). Só aos sete anos, quando tive de apresentar na escola primária um documento de identificação, é que se veio a saber que o meu nome completo era José de Sousa Saramago… Não foi este, porém, o único problema de identidade com que fui fadado no berço. Embora tivesse vindo ao mundo no dia 16 de Novembro de 1922, os meus documentos oficiais referem que nasci dois dias depois, a 18: foi graças a esta pequena fraude que a família escapou ao pagamento da multa por falta de declaração do nascimento no prazo legal.
(...)


Sem comentários: