Encontro com Pedro Seromenho | 4 de outubro

Realizaram-se, no dia 4 de outubro, duas sessões, online, com o escritor e ilustrador Pedro Seromenho, destinadas a todas as turmas do 1.º CEB do nosso Agrupamento, envolvendo um total de 160 alunos.

Para além da leitura de alguns textos e da partilha de aspetos relacionados com a vasta experiência como escritor e ilustrador, a sessão incidiu, em particular, sobre uma das mais recentes publicações de Pedro Seromenho, “Inês, a inventora de profissões”. Houve, ainda, oportunidade para o autor responder a questões colocadas pelas crianças, o que conferiu maior interesse e proximidade entre todos, tratando-se de uma atividade realizada por videoconferência.

Todos os participantes ficaram maravilhados com o extraordinário poder comunicativo do escritor, que se revelou um excelente contador de histórias e brindou as crianças com a ilustração, em direto, de dois retratos: "Inès, a inventora" e "Leitora sonhadora", cuja versão digital foi remetida para as escolas para que os alunos pudessem pintar a seu gosto os desenhos.

Pedro Seromenho Rocha nasceu em 1975, na República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade, fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde reside atualmente. Licenciado em Economia, desde muito cedo demonstrou excecionais apetências pelo universo da escrita e da pintura, colaborando em inúmeras publicações e exposições como escritor e ilustrador.

Esta atividade foi possível graças ao apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e do município de Cantanhede, tendo o Dr. Pedro Cardoso se juntado a uma das sessões e sublinhado a importância da leitura e do livro.

As sessões foram muito dinâmicas e colheram uma elevada recetividade por parte de todos os envolvidos. A lamentar, há, apenas, o facto de a EB1 da Gesteira ter ficado privada da atividade devido à indisponibilidade de Internet, sendo esta situação alheia à Biblioteca e ao Agrupamento de Escolas Gândara Mar. Haverá, certamente, outras oportunidades. 

-----------
Acesso ao álbum digital com os desenhos pintados pelos alunos
Ficha informativa sobre a atividade

Sem comentários: