HISTÓRIA DE TODOS NÓS

A ideia surgiu sob a forma de desafio - "E se as escolas do Primeiro Ciclo do Agrupamento Gândara Mar da Tocha escrevessem e ilustrassem uma história original?"
Definidos os objectivos e o calendário, distribuídas as tarefas, os professores partiram para as suas escolas e, com as suas turmas, irão dar resposta a esta sugestão de trabalho: escrever uma história que, literalmente, seja uma "História de todos nós", feita com pequenos (mas significativos) contributos de cada professor, de cada grupo de alunos, de cada escola, da biblioteca ...

Aqui, neste blogue, à medida que forem surgindo os capítulos, iremos acrescentando-os, para que todos possamos ir acompanhando o desenrolar da narrativa.

Começamos, hoje, com o primeiro capítulo - "Umas férias fantásticas!", cujo texto foi escrito pela Turma Toch 7, do 4º ano e as ilustrações foram realizadas pela turma T0ch3 do 2º ano.

_____________________

Umas férias fantásticas!

Estava uma bela manhã de Verão, pelo menos em Lisboa, onde se encontravam o Tiago e a Raquel. Os dois irmãos estavam muito apressados pois, finalmente, tinha chegado o grande dia! Iam passar férias para casa dos avós que, por sorte, viviam na Praia da Tocha.
Durante a viagem, a conversa decorria muito animada, só a Raquel não parecia muito entusiasmada. Baixinho, confessou ao irmão que tinha pena de os pais não poderem passar as férias com eles.
-- Anima-te, mana, aposto que nos vamos divertir! – disse o Tiago para sossegar a irmã mais nova.
Entretanto, os dois adormeceram e, quando acordaram, estavam diante de um mar imenso… A bandeira estava amarela e, como não podiam dar um mergulho, dirigiram-se para casa dos avós. Mal sabiam que os esperava uma surpresa fantástica: os primos, Melissa e André, tinham vindo do Luxemburgo para visitar os avós. Eram gémeos e, se não fossem as longas tranças com laçarotes da menina, nada parecia distingui-los.
-- E se fôssemos dar um passeio, enquanto a avó prepara o almoço? – propôs o André.
-- Boa ideia! – disseram os primos em coro.
À medida que caminhavam pela beira-mar, iam ficando cada vez mais fascinados. De um lado, as dunas branquinhas onde apetecia rebolar e, do outro, os salpicos frescos das ondas... Enquanto chapinhavam na imensidão do areal, iam recolhendo conchas e pedrinhas, maravilhosas como tesouros!
Regressaram mesmo na hora de ir para a mesa.
-- Hum!... Que cheirinho! Estamos esfomeados! – exclamaram os primos.
À tarde, na hora de maior calor, aproveitaram para procurar pinhas na floresta que ficava nas traseiras da casa.
No meio das acácias e pinheiros encurvados pelo vento, pareceu-lhes ouvir uns latidos. Aproximaram-se e, entre os arbustos, encontraram uma cadelinha abandonada. Tinha o pêlo macio, amarelo dourado como o Sol, e uns olhos tão brilhantes que mais pareciam estrelas em noite de luar!
-- Que bonita! – exclamaram as meninas.
-- Ficamos com ela, concordam? – perguntou o Tiago.
-- Claro! E vamos chamar-lhe «Estrela»! – concluiu o André.
Nessa noite, de tão cansados, dormiram como pedras, embalados pelo barulho do mar.
Na manhã seguinte, os quatro primos acordaram entusiasmados com a ideia de irem brincar com a Estrela para a praia. Saltaram da cama, correram para a janela e…
Foi a desilusão total!
-- Que azar! Está um nevoeiro cerrado! – disse a Melissa,desapontada.
-- Temos que arranjar outro programa divertido! – exclamou o Tiago.
-- E se fôssemos fazer bolas de sabão? – propôs o André, já animado.
-- Boa! – gritaram os outros, entusiasmados.
Já no terraço, foi uma explosão de alegria! Enquanto os primos se esforçavam para ver quem conseguia fazer bolas maiores, a Estrela divertia-se a tentar rebentá-las.
De repente, no meio de tantas bolas, houve uma que não rebentou. Pelo contrário, cresceu tanto, tanto, tanto, que ficou gigante e ganhou vida própria.
Um a um, os amigos sentiram-se como que sugados por qualquer coisa estranha… Era a bola de sabão! Era mágica!


EB1/JI de Tocha, 07/11/2008 4º Ano Turma Toch 7
Nota:
as imagens serão publicadas oportunamente.

13 comentários:

Anónimo disse...

o primeiro capitulo foi a minha turma que fez!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

e ficou muito giro

Anónimo disse...

Gostei do primeiro capítulo.
Vou ficar à espera dos próximos capítulos.

Anónimo disse...

Um dos textos da"Hitória de Todos Nós" foi feito a partir de uma ideia minha.Aluno do 4º ano!!!!!!!!

Anónimo disse...

EU COMO MÃE DE UM ALUNO DO 4ºANO DA TURMA DA PROFESSORA DALILA,QUERO DIZER QUE GOSTEI DA INICIATIVA,DO TEXTO E QUE VENHAM MAIS IDEIAS...MARISA CARDOSO

Anónimo disse...

Foi muito interessante a ideia...
Além disso motiva os alunos para a leitura, acto pouco habitual nos dias de hoje...
Continuem

Anónimo disse...

Parabéns pela bonita história que escreveram.Espero que acrescentem mais uns capítulos.O gosto pela escrita adquire-se praticando,um dia sai pior no outro dia vamos tentar melhorar.Fico à espera de mais.

Anónimo disse...

Adorei, até porque li a história acabadinha de nascer na vossa sala!!! Lembram-se? Espero que continuem a escrever assim e sempre a melhorar. Precisamos de novos escritores...

Anónimo disse...

Gostei muito. Estou ansiosa por ver as ilustrações e ler os próximos capítulos. Continuem sempre assim.

Anónimo disse...

Sou um dos que ajudou a fazer esta história. Gostei muito de participar. Espero que hajam muitos projectos destes.

Anónimo disse...

Espero que as ilustrações sejam giras !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

este capítulo está de mais

Anónimo disse...

este capítulo está de mais