SEMANA DA LEITURA 2019

Página dedicada à divulgação de informação mais detalhada sobre a presente edição da Semana da Leitura


1 de abril:
Minutos de Leitura - Leitura de textos, nos primeiros minutos das aulas do 1º tempo letivo, em todas as turmas, como forma de assinalar o início da Semana da Leitura. Textos 5º ano | 6º ano | 7º ano | 8º ano | 9º ano


Hora do Conto - Apresentação, dinamizada pelo professor bibliotecário, junto das criancas das salas 1,, 2 e 3 do Jardim de Infância da Tocha (66 crianças | 3 educadoras | 3 auxiliares) sobre"A menina que não queria livros", de Luísa Ducla Soares, sobre  uma menina que não gostava de receber livros de presente e inventava mil e uma formas de lhes dar uso sem os ler, até ao dia em que descobre o prazer da leitura. PowerPoint da sessão.


2 de abril: 
Baila da Biblioteca - baseando-se no  tema "Baile da Biblioteca", do grupo Cabeças no Ar, os  alunos do 5º e 6º ano, sob orientação da professora de Educação Musical, disfarçaram-se de figuras da literatura e cantaram para professores e colegas, à porta da Biblioteca. Videoclip do Youtube.

Teatro Soldado Milhões - representação teatral,  destinada às três turmas do 9º ano (60 alunos), pelo ator Diogo Carvalho, retratando a vida do herói Anibal Milhais. Saber mais sobre esta atividade aqui.

Workshops com Adriana Campos: "Poeta por medida" - conjunto de quatro sessões oficinais, dirigidas aos alunos dos 7º, 8º e 9º anos (109 alunos) , com desafios à criatividade e ao despertar da sensibilidade para um diferente olhar sobre a poesia. Saber mais sobre esta atividade aqui.

3 de abril:
Hora do Conto - Apresentação, dinamizada pelo professor bibliotecário, junto das criancas das salas 1,, 2 e 3 do Jardim de Infância da Sanguinheira (40 crianças | 2 educadoras | 2 auxiliares) sobre"A menina que não queria livros", de Luísa Ducla Soares, sobre  uma menina que não gostava de receber livros de presente e inventava mil e uma formas de lhes dar uso sem os ler, até ao dia em que descobre o prazer da leitura. PowerPoint da sessão

Filme de Livro (5ºanos): exibição do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal, baseado na obra homónima de J. K. Rowling destinada aos alunos do 5º ano (55 discentes). Saber mais sobre esta atividade aqui.

Hora do conto (EB1 Sanguinheira | EB1 Gesteira) - a Equipa da Biblioteca Escolar propõe uma viagem imersiva pela cultura japonesa, numa atividade completa onde não faltam a música, a discussão sobre os valores e a participação ativa dos alunos na história narrada - A Árvore, de Sophia de Melllo Breyner Andresen.

4 de abril:
Baila da Biblioteca baseando-se no  tema "Baile da Biblioteca", do grupo Cabeças no Ar, os  alunos do 5º e 6º ano, sob orientação da professora de Educação Musical, disfarçaram-se de figuras da literatura e cantaram para professores e colegas, à entrada do Bloco A e na Biblioteca. 

Leitura a 3 vozes - a Equipa da Biblioteca Municipal trouxe a leitura de obras de educação literária aos alunos do 4º anos ("O Príncipe Feliz", de Oscar Wilde) e do 7º ano ( contos "Ladino" e "Miúra", in Bichos, de Miguel Torga). Saber mais sobre esta atividade aqui.

Encontro com a escritora Maria João Torres - a escola EB1 da Tocha recebeu a escritora no seu espaço Polivalente, em duas sessões (envolvendo 666 alunos do 1º CEB), nas quais apresentou a sua recente obra "Aventuras na Escola". Saber mais sobre esta atividade aqui.

Entrega de prémios do Concurso de Fotografia #euleio (Instagram @vamostodoslermais): os alunos do 8º ano foram desafiados a, em grupo,  fotografarem-se em situações de leitura no espaço escolar (Regulamento). Ver resultados do concurso aqui.

5 de abril:
Filme de Livro (6ºanos): exibição do filme Robinson Crusoé,  baseado na obra homónima de Daniel Defoe, destinada aos alunos do 6º ano (66778 discentes). Saber mais sobre esta atividade aqui.

Filme de Livro (Secundário): exibição do filme , baseado na ..... destinada aos alunos do >Ensino Secundário  (66778 discentes). Saber mais sobre esta atividade aqui.

Álbum fotográfico das atividades realizadas.

Cartazes produzidos no âmbito da Semana da Leitura | Educação Visual e Projeto Vamos todos Ler+

Marcadores de Página (produzidos pelos alunos de educação Visual do 7º ano)

Pendentes de porta (colocados nas portas das salas de aula)











Sem comentários: