Segurança na Internet | fevereiro 2022

Assinala-se no dia 8 de fevereiro, terça-feira, o Dia da Internet Mais Segura.

A crescente utilização e dependência das tecnologias é hoje um aspeto central para o funcionamento das mais diversas atividades, tendo ultrapassado o uso pessoal e recreativo, para ser o fio condutor da comunicação entre professores e alunos e entre estes - uma oportunidade para que se continue a ensinar e a aprender, mesmo remotamente - através do ensino a distância.

Convém sublinhar, contudo, que a nossa maior exposição à Internet obriga a maior conhecimento dos perigos da desinformação, do cyberbullying, da dependência dos jogos online, assim como a ter um cuidado redobrado com a proteção dos nossos dados e da vida privada.

A Biblioteca Escolar tem a responsabilidade de promover o uso competente e seguro das ferramentas e conteúdos digitais / mediáticos, com um papel central no desenvolvimento da Cidadania.

Destacamos: 

Para os alunos do 1.º Ciclo (4.º ano) , sugerimos a leitura / visionamento dos seguintes conteúdos relacionados com o perigo dos excessos e os comportamentos corretos relativos a: 

 Para os alunos do 2.º Ciclo, sugerimos 

  • MOOC "Segurança Digital" (iniciativa do Projeto concelhio  Literacia nas escolas: formar os parceiros da biblioteca), que permite aprofundar e verificar os conhecimentos sobre segurança digital. Os alunos acedem como "visitante", consultam os conteúdos de forma autónoma, realizam os testes e, caso obtenham aproveitamento, recebem um certificado em suporte digital.

Para os alunos do 3.º Ciclo, sugerimos

    • o visionamento do videoclip "Are You Lost In The World Like Me?" (Moby & The Void Pacific Choir). Reflete: Que mensagem/ mensagens transmite o videoclip? Que comportamentos dos apresentados no videoclip já presenciaste? Que ações semelhantes tu próprio(a) já realizaste? O que podemos fazer para contrariar a dependência do online?
      DESAFIO "Deixa a tua opinião": acede ao PADLET (aqui) e regista a tua opinião sobre o vídeo.


Para aprofundamento:
Sugere-se a e exploração dos seguintes recursos (autonomamente ou em contexto de aula / ativiadde orientada pelo(a) professor(a):
  1. Kit de Detox de Dados x Juventude (uma brochura com dicas práticas sobre Privacidade Digital, Segurança Digital, Bem-estar digital, Desinformação )
  2. Portal NET Viva e Segura ( DECO Proteste e pela Google);
  3. Página da Seguranet (recursos diversos - cartazes, animações, tiras, ...)
  4. Websérie "Net com Consciência" desenvolvida pelo Centro Internet Segura.

WEBSÉRIE:


Epísódio 1: Dependência Online


A Joana conhece pela primeira vez a sua Consciência Online que pretende alertá-la para um risco ligado à utilização excessiva das novas tecnologias - a Dependência Online. Será que a Joana vai "pôr a mão na consciência"?

Descobre se és dependente online e qual é o teu grau de dependência, respondendo a este questionário. (em breve questionário online)
Lembra-te: há vida offline!


Episódio 2: Cyberbullying


Uma amiga da Joana foi vítima de vários perfis falsos que estão a ser criados no Facebook. E a Joana tem um plano: Vingar-se com uma página de Facebook contra a criadora desses perfis. Será que tem "consciência" do que está prestes a fazer?

Se tens alguma questão sobre Cyberbullying ou outras temáticas ligadas à utilização da Internet, contacta a Linha Ajuda através do 800 21 90 90 ou de linhainternetsegura@internetsegura.pt.


Episódio 3: Reputação Online



A Joana está numa videochamada com o seu namorado. O tom da conversa começa a ficar intenso... Tão intenso que a consciência precisa de intervir.


Episódio 4: Sexting


No episódio de hoje, conhecemos o João - o rapaz com quem a Joana estava a falar. O João ficou bastante irritado pela Joana o ter deixado "pendurado" naquele momento tão íntimo. E, para se vingar, vai partilhar uma fotografia íntima da sua namorada. Será que "não lhe pesa" a consciência?


Episódio 5: Discurso do Ódio


Hoje o João vai fazer mais um vídeo para gozar com os clubes rivais. Claro que a consciência veio alertá-lo para os riscos deste discurso de ódio e também para os riscos de deixar a morada no Facebook. Como resultado, o João vai receber uma visita inesperada...

Se tens alguma questão sobre o Discurso de ódio ou outras temáticas ligadas à utilização da Internet, contacta a Linha Ajuda através do número 800 21 90 90 ou do email linhainternetsegura@internetsegura.pt. Para além disso, encontra mais informação sobre a campanha do "Movimento Contra o Discurso de Ódio" em www.odionao.com.pt

Episódio 6: Roubo de identidade

 
O João está um pouco enervado com o aparecimento de um perfil falso com as suas fotografias e que está a adicionar os seus amigos. Revoltado, João pede ajuda à consciência para parar este Roubo de Identidade. Mas será que o João também não é responsável por este roubo?

Episódio 7: Dating

 
A Joana regressa para nos dar todas as novidades do seu Vlogue. Parece que hoje está sem os pais, vai com as amigas ao cinema do costume, depois Bairro Alto e dormir a casa de uma amiga. Felizmente, a Consciência interveio antes da Joana publicar este precioso guia para ladrões e raptores.

Episódio 8: Pegada Digital


A Joana regressa para nos dar todas as novidades do seu Vlogue. Parece que hoje está sem os pais, vai com as amigas ao cinema do costume, depois Bairro Alto e dormir a casa de uma amiga. Felizmente, a Consciência interveio antes da Joana publicar este precioso guia para ladrões e raptores.

Episódio 9: O Papel dos Pais 


Joana e João estão no café a partilhar as histórias de família sobre a desinformação relativa à utilização da Internet. Felizmente, na ementa do café, constavam fortes doses de consciência. 


Episódio 10: A Dependência do Jogo


A Joana e o João têm tido vidas muito ocupadas: Várias horas a plantar vegetais e a subir de divisão nos jogos virtuais. Será que está na altura das consciências intervirem em conjunto?

_________
ARQUIVO:
Vídeo da Rede Bibliotecas de Cantanhede (2021):
 "Uma conversa a propósito da utilização segura da Internet" (RBC, com João Pedro Martins e Joana Martins)

Sem comentários: