Pétalas do Mundo | sessão online

Como forma de fomentar a leitura, a tolerância e a educação intercultural, a Biblioteca promoveu e organizou uma sessão online para todos os alunos do Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Agrupamento, a qual decorreu, via ZOOM, no dia 10 de maio, dinamizada pela BETWEIEN.

Esta sessão teve como elemento central o livro "Pétalas do Mundo", apresentado de forma sugestiva por um contador de histórias/ator e um músico da Betweien, que souberam captar a atenção das crianças através da leitura encenada da obra e da partilha, em direto, de algumas canções do Projeto.

A atividade pedagógica proporcionou, ainda, a interação com as crianças, tendo contribuído para a consolidação e verificação da compreensão das principais ideias veiculadas na história, nomeadamente aspetos relacionados com as migrações, os refugiados, a discriminação e a importância do respeito pela diferença, ...

Apesar de esta sessão ter sido realizada online, a preparação e verificação prévia das condições técnicas, encetadas pela Biblioteca, e a indispensável colaboração das educadoras e professoras titulares de  turma, contribuíram para o sucesso da iniciativa.

As crianças aderiram com entusiasmo às atividades dinamizadas e revelaram grande interesse na leitura do livro, o que se traduziu num significativo número de encomendas do mesmo. O feedback das docentes também foi muito positivo.

Da turma da Professora Adelaide Jesus, chegaram-nos estes registos de exploração da história:

-------------

Temas musicais do projeto (Youtube):

-------------

Sinopse do Livro:


O início de mais um ano letivo coincide sempre com muitas emoções.
Na Escola Pétalas do Mundo, a Alice e os seus colegas são surpreendidos por uma grande novidade: um globo gigante do planeta Terra, com todos os países do mundo, foi instalado no pátio do recreio.
Na sala de aula, a professora Josefa dá as boas-vindas à turma e informa que o globo gigante simboliza a grande missão escolar deste ano letivo: acolher alunos oriundos de todos os pontos do planeta e ajudar na sua integração na comunidade. Mas, algo corre mal…
Terá a Escola Pétalas do Mundo cumprido a sua missão? O que terão feito a Alice e os colegas?

Sem comentários: