Exposição “Geografia Humana de Uma Gândara Inventada” (um olhar sobre a Gândara de Carlos de Oliveira)

A BE do Agrupamento de Escolas Gândara Mar (Tocha) promove uma quinzena evocativa da vida e obra de Carlos de Oliveira, com uma exposição documental sobre o autor (quando se assinalam os 30 anos volvidos sobre a sua morte) e, ainda, com a apresentação de um conjunto de telas do pintor Paulo Manata Fixe, sob o título “Geografia Humana de Uma Gândara Inventada”.

Esta exposição, patente no espaço da Biblioteca, de 17 de janeiro a 1 de fevereiro, visa, fundamentalmente, dar a conhecer aspetos da vida e obra de Carlos de Oliveira, proporcionando também o contacto com quadros de Paulo Fixe, que nos oferecem o seu olhar e uma reflexão sobre a Gândara (apesar de não se cingir a ela), com pontos de interceção com o trabalho legado por Carlos de Oliveira.

Como refere Paulo Manata Fixe no seu blogue, a propósito de uma exposição recentemente levada a cabo na Figueira da Foz, “Geografia Humana de Uma Gândara Inventada” constitui “um retrato das gentes gandaresas, não do ponto de vista etnográfico ou antropológico, mas essencialmente ao nível da psicologia e da cultura.”

Paulo Manata Fixe nasceu a 05 de abril de 1978 em Cantanhede, mas reside em Febres e Figueira da Foz. Pintor e Poeta, pertenceu ao Coro de Letras da Universidade de Coimbra. Estudou no Seminário Maior de Leiria e na Universidade de Coimbra. Concluiu em 2001 o curso de Geografia. É na Universidade que desenvolve a aptidão para representar sobre o branco, através do estudo e execução da técnica da cartografia.

Para estas duas semanas foram já agendadas visitas à Biblioteca Escolar, tendo como destinatários privilegiados os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, embora a exposição esteja aberta à comunidade.

Para quarta-feira, dia 1 de fevereiro, à tarde, está prevista a exibição de um filme (“Uma abelha na Chuva”) / documentário, seguida de uma sessão de encerramento, a partir das 16 horas, que contará com a presença de Paulo Manata Fixe e de um estudioso da obra do escritor, Dr Carlos Oliveira.

A Biblioteca Escolar agradece, desde já, o apoio dado quer pelo pintor Paulo Manata Fixe e pelo Dr Carlos Oliveira, quer pela Biblioteca Municipal de Cantanhede na concretização desta iniciativa, endereçando a todos os que se interessam pelas letras e pelas artes o convite para que visitem esta exposição.

Sem comentários: