Dia Europeu da Internet Segura

Mais uma vez, assinala-se o Dia Europeu da Internet Segura, com múltiplas iniciativas a decorrerem um pouco por toda a parte e com a comunicação social a dar conta de alguns aspectos relacionados com a Internet.

As potencialidades que a Internet oferece são imensas, mas nem sempre levamos a sério os riscos que ela apresenta, pelo que importa abordarmos estes aspectos com a nossa comunidade escolar / educativa.

A fim de promover a reflexão em torno dos perigos da Internet, a Biblioteca Escolar concebeu e distribuiu pelos alunos do 2º, 3º Ciclos e do Ensino Secundário, um inquérito intitulado "Uso seguro da Internet". Neste questionário, os alunos são convidados a dar alguma informação sobre a sua utilização pessoal da Internet e, ainda, a lerem e analisarem diferentes situações relacionados com diversos aspectos, tais como: "Redes sociais", "Utilização segura do correio electrónico", "Cyberbullying", "Regras de Conduta na Internet", "Direitos de Autor", "Jogos online".

Embora as respostas ao questionário sejam muito importantes, o que verdadeiramente interessa é que os alunos adquiram uma maior consciência dos perigos da Internet e de formas como os mesmos podem ser minimizados.

A Biblioteca Escolar sugere a leitura do "post", publicado há um ano, neste blogue, uma vez que a informação nele contida se mantém pertinente (ver mensagem neste blogue publicada em Fevereiro de 2010).

Sem comentários: