Parlamento dos Jovens – sessão com o Deputado João Serpa Oliva


Teve lugar, na Biblioteca, dia 30 de Novembro, uma sessão com o Deputado João Serpa Oliva, uma actividade da responsabilidade do Projecto “Parlamento dos Jovens”, que contou com a presença de cerca de cinquenta alunos da nossa escola, sob a orientação das coordenadora do projecto, professora Paula Dias, com a colaboração da professora Isabel Roque.

A sessão iniciou-se com uma breve apresentação do deputado e uma alocução do Director que procedeu à abertura dos trabalhos.

Em seguida, o Dr João Oliva usou da palavra para, de um modo claro, elucidar os presentes sobre vários aspectos inerentes à organização e funcionamento do Parlamento.

No final, houve oportunidade para os participantes colocarem questões sobre as mais variadas temáticas, a que o convidado respondeu prontamente.
Esta sessão contribuiu, sem dúvida, para um aprofundamento dos conhecimentos dos alunos sobre a instituição Assembleia da República / Parlamento, bem como sobre a realização de actividades de natureza mais formal como esta. Experiências como estas são fundamentais para que os nossos alunos se tornem mais interessados pelas problemáticas do nosso país e mais capazes de intervir civicamente.

Registe-se que “o programa Parlamento dos Jovens é organizado pela AR, em colaboração com outras entidades, com o objectivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de actualidade. Culmina com a realização de duas Sessões Nacionais na AR, preparadas ao longo do ano lectivo, com participação de Deputados, designadamente da Comissão de Educação e Ciência, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa. Todas as Escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do secundário são convidadas a participar” (http://app.parlamento.pt/webjovem2011/index.html), tendo a nossa escola vindo a aderir a esta iniciativa desde o ano lectivo 2006/2007.

No corrente ano lectivo o tema para o 2º e 3º CEB é "Violência em meio escolar".

A Biblioteca congratula-se por ter apoiado esta sessão e felicita todos os intervenientes pelo modo como decorreram os trabalhos.

Sem comentários: