Dia Europeu da Internet Segura





Num momento em que é muito difícil (senão mesmo impossível) conceber a sociedade sem Internet, são cada vez mais os riscos a que estamos expostos, sem o saber, quando recorremos a ela. Conhecer os perigos que espreitam por trás da "rede" e saber utilizar a Web e o computador de forma mais segura e crítica, torna-se essencial para sobreviver no cyberespaço e não só...

O Dia Europeu da Internet Segura, que é assinalado a 9 de Fevereiro, é uma iniciativa da Comissão Europeia e do INSAFE (uma rede de organizações nacionais que coordenam projectos de sensibilização para a segurança da Internet em toda a Europa) visa chamar a atenção para aspectos fundamentais para uma navegação responsável, informada e em segurança. O lema escolhido para este ano é: "Think before you post" - Pensa antes de colocares informação online.

A Biblioteca Escolar sugere a consulta dos seguintes sites:
-
SeguraNet (com informação e actividades para assinalar este dia nas Escolas / Biblioteca);
- Internet Segura.pt (informação sitematizada sobre diversos perigos e modos de prevenção relacionados com Blogues, Telemóveis, Vírus, Redes Sociais Virtuais, Chats e IMs, Peer-to-Peer, Correio Electrónico, Cyberbullying, Phishing, ... Oferece, ainda, materiais diversos, links úteis e um glossário)
-
MiúdosSegurosNa.Net (artigos e conselhos muito úteis para pais e educadores);
-
O Uso Responsável da Internet (vídeo de animação brasileiro que apresenta, de forma engraçada e apelativa, cuidados a seguir face aos riscos que a navegação na Internet coloca. O vídeo é promovido pela operadora brasileira GVT - Global Village Telecom (projecto Educar) e pelo CDI - Comité para Democratização Informática)
-
68% dos jovens portugueses já recebeu mensagens de estranhos via internet (estudo europeu realizado online pela Microsoft através do portal MSN salienta novos riscos para adolescentes num mundo de redes sociais)

Artigos de jornais com pertinência / relacionados com o uso da Internet:
- Internet: alunos plagiam cada vez mais para trabalhos escolares (Jornal Público, 9 de Fevereiro);
- Alertar os jovens para os perigos do "sexting" (Jornal de Notícias, 9 de Fevereiro);
- Armas do crime. Sabe o que os seus filhos andam a fazer na internet? (Jornal i, 9 de Fevereiro)

A lista de sites, artigos de jornal e vídeos poderia ser muito maior, já que se encontra muita informação sobre esta problemática na Internet....
Deixamos aqui algumas sugestões, na perspectiva de podermos contribuir para uma Internet + Segura!

Sem comentários: