Semana da Leitura - actividades

Segunda-feira, 2 de Março de 2009
- Pela manhã, uma faixa de grandes dimensões (5,5m x 1,40m) é colocada junto à entrada principal da Escola;
- Crianças do Jardim-de-Infância da Tocha visitam a biblioteca e participam, com entusiasmo, na leitura / audição / visualização de uma história (“
O Bebé que... não Gostava de Televisão”, de Rui Zink) em suporte digital.


Terça-feira, 3 de Março de 2009
- Os utentes da cantina escolar são surpreendidos com um marcador de livro, o qual é "servido" com a sua refeição. Nele estão frases sobre a leitura, bem como é dada a indicação de três sítios na Internet onde se pode aceder à Biblioteca (e ao seu catálogo).


Quarta-feira, 4 de Março de 2009
- Declamam-se poemas de Florbela Espanca, Eugénio de Andrade e de Jorge Sousa Braga em vários espaços da Escola... As violas e as vozes passeiam pela reprografia, pela Secretaria... Vão ao bar e aproximam-se da cozinha.
- Na Biblioteca, há "
Trava-línguas" para os alunos da turma de Percurso Curricular Alternativo (PCA), 6ºD. Alunos e professoras lêem os textos, tentando escapar às partidas dos sons...


Quinta-feira, 5 de Março de 2009
- Nova turma do Jardim-de-Infância da Tocha visita a Biblioteca...
- “LER+ eu já consigo” (projecto que envolve alunos que ainda não desenvolveram hábitos de leitura): À tarde, prepara-se a biblioteca para acolher os alunos das turmas do Primeiro Ciclo (3º e 4º anos) que frequentam a nossa escola. Objectivo: ouvir contar uma história de António Torrado, intitulada “Vem aí o Zé das Moscas”, pela voz de quatro alunos de currículo escolar próprio, que preparam esta actividade com a professora Ana Paula Parreira.

Depois, há tempo para uma música sobre o livro…e que todos cantam com entusiasmo.


- Declama-se poesia, na Sala de Professores, com viola em som de fundo … mais um par de alunos é convidado a declamar e junta-se um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen …

- Mais uma turma visita a Biblioteca; são novamente “trava-línguas” que os alunos do PCA (5ºD) procuram ler e ouvem ler num livro electrónico… e, mais uma vez, se sai a cantar: “O livro é bom amigo…”



Sexta-feira, 6 de Março de 2009
- São divulgados os trabalhos de escrita criativa, no âmbito da actividade “100:1 – Cem palavras para uma imagem”, os quais ficam expostos numa parede da Biblioteca.

Sem comentários: