Projeto ONDAS / Biblioteca Escolar - "Vê e aprende" e "Onde os filmes nos podem levar"

Resultante de uma longa parceria que a Biblioteca tem levado a cabo com docentes de Educação Especial, foram dinamizadas, mais uma vez, atividades direcionadas para os alunos com adaptações curriculares significativas do ensino Básico.

O projeto "Vê e aprende", coorientado pelos docentes João Paulo Martins e Maria João Torres, decorreu semanalmente, à terça-feira, e permitiu explorar histórias e filmes, dialogar sobre valores, comportamentos e promover a cidadania e a inclusão, numa articulação transversal com aspetos do currículo e sempre  com atenção às vivências e expectativas dos discentes. O trabalho realizado no corrente ano encontra-se publicado no mural digital com o nome deste mesmo projeto (em destaque no menu lateral do blogue e acessível aqui ).

A atividade "Onde os filmes nos podem levar", da responsabilidade da professora Olinda Ramos, e que contou com a colaboração da Biblioteca Escolar (docentes Ana Carvalheiro e João Paulo Martins) e da professora Ana Margarida Garcia, decorreu apenas durante o terceiro período, com visitas semanais à Biblioteca, visionamento de filmes e elaboração de trabalhos de natureza manual, na  sala do Centro de Apoio à Aprendizagem. Apesar do curto período de implementação, é de destacar o considerável grau de envolvimento demonstrado pelos alunos, na construção de um "robot" (expositor), onde constam ilustrações, objetos e palavras alusivas aos filmes que foram trabalhados: "Frozen" e "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Este trabalho pode ser visto aqui .

A Biblioteca agradece a oportunidade de trabalhar com estes alunos/leitores, sobretudo, de poder ter um papel ativo na construção de cidadãos mais (in)formados,  esbatendo assimetrias e dificuldades de ordem vária, através do trabalho desenvolvido articuladamente com o Projeto ONDAS.

Sem comentários: