Dia da Biblioteca Escolar | MIBE 2020

Em outubro, as Bibliotecas Escolares de todo o mundo são convidadas a assinalar o seu mês, sob propopsta da IASL, dando-se a conhecer e apresentando propostas de atividades que remetam para o seu papel essencial na formação, educação, cultura e ocupação útil dos alunos.

A partir do dia 26,  Dia Nacional da Biblioteca Escolar, e durante os próximos dias,  a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Gândara Mar realiza sessões de (in)formação e reforça o seu papel de proximidade - física e virtual - aos diferentes utilizadores.

O tema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2020,  Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar, baseia-se no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 3 da Agenda 2030 da ONU: Saúde de qualidade. Este tema leva-nos a refletir sobre a relação entre o conhecimento e a construção de uma visão holística do ser humano no mundo.

A Biblioteca Escolar, assumindo a missão de servir a comunidade, está mais do que nunca empenhada em explorar caminhos que nos  ajudem a promover a saúde e o bem-estar ocupacional, emocional, físico, espiritual, intelectual e social das crianças e jovens, ajudando a ultrapassar os constrangimentos que decorrem da atual situação de pandemia. 

Para este propósito, estão disponíveis recursos digitais, obras de ficção e não ficção e um espaço remodelado e mais seguro. Com efeito, após revisão da sinalética e implementação de novas regras, com a redefinição das zonas de trabalho e a formação de professores, a BE está de portas abertas e a segurança está acautelada no seu plano de contingência. 

Importa referir que os canais de comunicação se mantêm abertos, pelo que pedidos de apoio / sugestões podem ser enviadas para o email biblosblogue@gmail.com, através do nosso formulário ou, ainda, via chat (integrado no blogue). 
Complementarmente, estão ativos o Instagram (@vamostodoslermais) e o site do mesmo projeto Vamos todos Ler+., com continuidade no presente ano letivo.

Vem (re)descobrir a "nova" Biblioteca Escolar! Sem medo! 
Esperamos por ti!

#NaBECuidamos+deti

Sem comentários: