Encontro com Pedro Leitão | 28 de novembro

As Escolas Básicas do Primeiro Ciclo da Gesteira e da Sanguinheira, bem como o Jardim-de-infância da Sanguinheira receberam a visita do ilustrador e escritor Pedro Leitão, que proporcionou, em cada um destes espaços, uma experiência de leitura / conto e de ilustração muito enriquecedora.
Após as boas vindas ao autor, este apresentou uma das obras da coleção "As aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho", recorrendo a um PowerPoint animado, através do qual se despoletou a interação com os alunos, que foram complementando a história e mimando-a com sons e gestos sugeridos pelo autor.
As crianças puderam, a seguir, colocar algumas questões sobre a vida e a obra de Pedro Leitão, ficando assim a conhecer um pouco mais a pessoa por trás do artista.
Depois, foi tempo para apreciar o verdadeiro génio da ilustração em ação, construindo um pequeno mural, em papel de cenário, onde as personagens da coleção ganham destaque.
Finalmente, as crianças adquiriram exemplares da obra de Pedro Leitão , que prontamente autografou e personalizou os livros com um desenho sugerido pelas crianças.
Esta foi, sem dúvida, uma oportunidade única para contactar com um autor português, divulgar a sua arte e explorar uma tipologia textual - a Banda Desenhada - que não é habitualmente  muito explorada na escola.
Uma nota especial para a presença de diversos encarregados de educação nas três sessões, a quem agradecemos o facto de terem acedido ao convite endereçado pela Biblioteca Escolar.
A presença do autor foi possível graças ao apoio da LEYA.

Ver álbum fotográfico das várias sessões.
----
A sessão em números:
EB1 Gesteira:
Turmas envolvidas - 2; alunos - 26; docentes - 3; encarregados de educação - 3;
EB1 Sanguinheira:
Turmas envolvidas - 2; alunos - 41; docentes - 2; encarregados de educação - 8;
JI Sanguinheira:
Turmas envolvidas - 2; alunos - 35; docentes - 2; encarregados de educação - 8;

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns a todos os envolvidos!