Exposições sobre Fernando Pessoa na BE

Antecipando a Semana da leitura, agendada, no nosso Agrupamemto, para decorrer de 17 a 21 de março, estiveram patentes na Biblioteca duas exposições sobre Fernando Pessoa.

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Gândara Mar dá início a mais uma edição da Semana da Leitura com a exibição, de 11 a 14 de março, de duas exposições sobre Fernando Pessoa, uma que mostra “Os Lugares de Pessoa”, outra evocativa dos “75 anos da morte do escritor e dos 76 anos da publicação da “Mensagem”. O objetivo é relembrar e promover a obra do poeta, com múltiplas facetas, entre as quais a valorização da nossa língua e o enaltecimento da história nacional, que fazem dele, uma referência incontornável da literatura portuguesa.

“Lugares de Pessoa”, exposição da responsabilidade da Casa Fernando Pessoa, de Lisboa, adaptada pela Biblioteca Escolar a apresentação em PowerPoint, é constituída por registos fotográficos com muitos dos locais onde o poeta viveu, trabalhou e frequentou em Lisboa, cidade onde nasceu e morreu, em 1935.




Da responsabilidade do Departamento da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Fernando Pessoa - Evocação dos 75 anos da morte do escritor e dos 76 anos da publicação da “Mensagem” é uma mostra constituída por 13 painéis com diversas fotografias do poeta em diferentes contextos, ao longo da sua vida, as quais surgem acompanhadas por trechos da “Mensagem”, que muitos consideram um dos mais emblemáticos poemas da língua portuguesa.

 












A visita é complementada com a reprodução de um CD com a narração integral dos poemas que compõem a “Mensagem”, ditos por Luís Miguel Cintra, permitindo fruir, de modo distinto, desta belíssima obra.







Sem comentários: