Hora do conto: "Os sete cabritinhos"

Tiveram lugar, hoje, no polivalente da escola EB1 de Tocha, duas sessões de "hora do conto" da conhecida história Os sete cabritinhos, dinamizadas pelas professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (Cantanhede) e dirigidas às turmas do Pré-escolar e dos 1º e 2º anos do 1ºCEB.
A partir da versão de Tareixa Alonso, com ilustração de Teresa Lima, este conto tradicional dos irmãos Grimm foi apresentado com recurso a figuras em pano e outros adereços cénicos que permitiram recriar toda a narrativa e envolver os alunos de forma ativa ao longo da história.
De facto, os alunos ajudaram a contar a história, tendo vários deles sido chamados para interpretar os papéis de cabritinhos, de mãe e de lobo, bem como produzir determinados sons.
As professoras bibliotecárias Florinda Carvalho e Graça Silva complementaram esta atividade com a exploração do livro e das ilustrações, o que veio consolidar diversos aspetos da história e reforçar uma das principais mensagens do conto: é necessário ser prudente perante desconhecidos.
A biblioteca escolar agradece às colegas bibliotecárias a colaboração prestada, bem como às educadoras e docentes do 1º CEB que acompanharam as crianças durante a realização desta "hora do conto".
 
Ver album dos registos fotográficos da sessão (em breve, neste espaço).
Site da Editora OQO - ver mais sobre a obra Os sete cabritinhos.

Sem comentários: