Parlamento dos Jovens – sessão com o Deputado João Portugal

Decorreu, na Biblioteca, no pretérito dia 9 de janeiro, uma sessão com o Deputado João Portugal, uma atividade dinamizada no âmbito do Projeto “Parlamento dos Jovens”, que contou com a presença de cerca de setenta alunos (elementos das diversas listas) da nossa escola, sob a orientação da responsável deste projeto, professora Paula Dias, com a colaboração da professora Isabel Roque.

Após uma breve alocução do Diretor do Agrupamento Gândara Mar, que deu as boas vindas ao convidado e abriu os trabalhos, o Dr João Portugal usou da palavra para, de um modo claro, elucidar os presentes sobre vários aspetos inerentes à organização e funcionamento do Parlamento.

Em seguida, teve lugar um conjunto de questões colocadas pelos alunos sobre as mais variadas temáticas, a que o convidado respondeu prontamente.

No corrente ano letivo o tema em discussão para os 2º e 3º CEB é "Redes Sociais: combate à discriminação". Esta trata-se de uma problemática deveras importante no contexto atual em que as Redes Sociais assumem uma dimensão cada vez mais forte. De facto, a “Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura considera ser de particular interesse promover a reflexão dos jovens sobre as redes sociais e o papel que podem desempenhar na sociedade, ao nível local e global, no sentido da promoção de iniciativas individuais e coletivas direcionadas na adoção de estratégias que promovam sociedades sem diferenças e com iguais oportunidades para todos”.

Esta sessão serviu, sem dúvida, para aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre a instituição Assembleia da República / Parlamento, ao mesmo tempo que lhes proporcionou uma excelente oportunidade de participar numa atividade de caris mais formal, tendo sido colocadas e esclarecidas muitas questões que vão além da temática central - “Redes Sociais”.

Acresce dizer-se que “o programa Parlamento dos Jovens é organizado pela AR, em colaboração com outras entidades, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade. Culmina com a realização de duas Sessões Nacionais na AR, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de Deputados, designadamente da Comissão de Educação e Ciência, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa. Todas as Escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do secundário são convidadas a participar” (http://app.parlamento.pt/webjovem2012/index.html), tendo a nossa escola vindo a aderir a este projeto desde o ano letivo 2006/2007.

Experiências deste tipo são essenciais para que os nossos alunos se interessem pelas problemáticas do nosso país e se tornem mais preparados para intervir civicamente, pelo que a Biblioteca Escolar se congratula, pelo segundo ano consecutivo, com o facto de ter acolhido e apoiado esta iniciativa, felicitando todos os intervenientes pelo modo como souberam participar de forma empenhada nos trabalhos.

Sem comentários: