Formação de Utilizadores – CDU e Pesquisa no Catálogo

Estão a decorrer, na BE, sessões de formação de utilizadores no âmbito da Classificação Decimal Universal e da Pesquisa no Catálogo, proporcionando o acesso a conteúdos essenciais para o conhecimento, acesso e utilização do fundo documental da Biblioteca Escolar.
Entre as questões trabalhadas são de salientar a noção de que a CDU organiza o conhecimento em dez classes, sendo que na BE os documentos se encontram divididos pelas várias estantes (devidamente sinalizadas com a classe da correspondente ao assunto / temática e, logo, de acordo com a CDU); outra noção trabalhada é a de “cota” (que fornece indicações da localização do documento na BE e depende da CDU). Finalmente, o acesso ao catálogo on-line, a realização de pesquisas que ela proporciona (por autor, título, colecção, …), bem com a interpretação dos resultados apresentados por esta aplicação informática, constituem uma outra importante componente desta formação.
Nesta sessão teórico-prática, os alunos têm realizado um conjunto de exercícios de aplicação, nomeadamente de localização de obras na Biblioteca, com ou sem apoio do catálogo.

A BE produziu materiais de apoio (apresentação em PPT, brochura), bem como implementou um sistema de avaliação da formação (através do envio de um formulário para os emails dos formandos). Pelo feedback dado até ao momento, os alunos e professores fazem um balanço muito positivo desta formação.
Importa referir que, para as turmas de 6º ano, esta actividade permitiu, ainda, aprofundar um dos conteúdos do respectivo manual de Língua Portuguesa. Quanto às turmas de 5º ano, esta corresponde à segunda sessão de formação de utilizadores prevista para estes alunos, no seguimento da que receberam em Outubro.

Sem comentários: