"Historiazinha de trás para a frente" - encontro com Souto Moniz

No passado dia 12 de Maio, a Biblioteca Escolar promoveu o encontro de uma escritora do nosso concelho com algumas crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar.

Sofia Souto Moniz, autora e ilustradora do livro "Historiazinha de todos nós", acedeu gentilmente ao convite formulado pela Biblioteca para contar e falar desta sua obra aos alunos das escolas de Fervença, Taboeira, Sanguinheira e Gesteira.

Após se instalarem na sala, os alunos ouviram contar uma história "ao contrário" (pois começa com "Felizes para sempre viveram o príncipe e a princesa.") e assistiram, em simultâneo, à projecção de imagens diversas relacionadas com a narrativa.

No final de cada sessão, não faltou um conjunto de perguntas dirigidas aos alunos pela escritora, bem como um "crucigrama" e uma "sopa de letras", para verificar a compreensão da "Historiazinha de trás para a frente". Os alunos tiveram, depois, oportunidade de colocar as mais variadas questões à autora.

Esta actividade, proposta pelo Plano Nacional de Leitura e inserida no Plano de Actividades da Biblioteca visou, por um lado, trazer à escola (e à Biblioteca, em particular) alunos das escolas mais periféricas do nosso agrupamento e, de um modo diferente, sensibilizar os alunos para a leitura, escrita e ilustração.

Foi, sem dúvida, uma outra forma de viver os livros, uma oportunidade para conhecermos uma autora - Souto Moniz - a quem muito agradecemos o tempo e a dedicação!
______
Nota: EB1 de Cochadas não veio à sessão do dia 12 de Maio, em virtude da falta de transporte. Esta escola e a EB1 de Tocha participarão, oportunamente, num encontro com outro autor, em data a definir.

Sem comentários: