100 PALAVRAS PARA 1 IMAGEM - divulgação e entrega de prémios aos trabalhos vencedores

A sessão para apresentação dos trabalhos vencedores desta actividade decorreu na Sala A2, na presença de todos os alunos participantes, de alguns professores das turmas B e C do 5º ano, elementos do Conselho Executivo, entre outros.


Com os quadros que serviram de mote à produção dos textos a servir de fundo, os quatro alunos vencedores procederam à leitura dos seus trabalhos, recebendo em seguida os prémios de participação.

Assim, em primeiro lugar ficou a aluna - Patrícia Neves; o segundo lugar foi atribuído ao aluno Cláudio Cruz; o terceiro prémio (ex aequo) coube às alunas Catarina Neves e Rita Oliveira.

A participação dos alunos foi muito positiva, demonstrando que é possível fazer a "leitura" de um quadro de múltiplas maneiras e condensar em cem palavras as impressões que eles suscitam.
__________________

Transcrevem-se, abaixo, os trabalhos premiados:

1º Classificado: (sobre o quadro B)

Uma praia escondida, mergulhada no entardecer, um mar calmo com as ondas deslizando devagarinho, uma por uma.
O céu azul rosado, avermelhado, reflecte-se na areia húmida da praia adormecida, embalada pelo mar e aconchegada pelas ondas azuis. É uma praia que tem anos e que todos os dias é preenchida pela frescura da maresia e pelo vento distante. Com uma parte da passadeira de madeira caída, por onde passam as poucas pessoas que vêm apreciar esta bela praia, voam e caminham as gaivotas deixando pegadas ao pôr-do-sol relaxando ao sabor do vento.
É uma praia serena, diferente, escondida e misteriosa…

Patrícia Neves, 5º C


2º Classificado: (sobre o quadro A)

Este quadro transmite-nos uma imagem muito expressiva, imaginativa, colorida e criativa… Podemos interligar as várias imagens a um só significado ou interpretar um significado individual para cada uma delas, dando asas à nossa imaginação e interpretação.
Por exemplo, podemos ver o mundo e várias pessoas de raças diferentes, a rosa dos ventos, um concerto de um grupo musical com muitas luzes coloridas … e vendo a imagem pela individualidade podemos ver uma escova de pentear o cabelo, uma pasta de dentes, um moinho com as pás, um sol, um chupa-chupa, um gelado, um caracol, uma porta de entrada, um foguetão…

Cláudio Cruz, 5º C


3º Classificado (ex aequo) (sobre o quadro A)

Pintura abstracta, pois parece um moinho de fogo com chamas de cor.
Transmite a alegria e a liberdade do fogo e o movimento constante do moinho. Mesmo sendo um quadro, tem lá exposto o"mundo de cor". É fantasia laranja e alegria colorida. As velas do moinho parecem espinhos ou que estão em movimento.
O quadro faz-nos imaginar... Parece que vamos entrar em pensamentos que, de repente, nos parecem sinistros e misteriosos e que depois transformam-se numa fantasia divertida.
Transmite a luz, que vai clareando à medida que a cor também o faz...
O quadro é quente , divertido e vivo!
Rita Oliveira, 5º C


3º Classificado (ex aequo) (sobre o quadro A)

É um moinho, cujas velas são um sol irradiando luz alegre. É uma espécie de explosão de cores vivas. A magia que essa explosão causa, parece de outro mundo, um mundo em que a alegria das cores triunfa em todos os aspectos.
O moinho dá a sensação que foi pintado com fogo. Mesmo sendo um quadro parece que existe movimento, nele as cores criam uma espécie de fantasia em que somos obrigados a sonhar, a sorrir, a imaginar…Quando olhamos dá a sensação que ouvimos uma melodia em que as pessoas que a criam, cantam em harmonia e em sinfonia alegremente.

Catarina Neves, 5º C


Nota: todos os textos foram aqui publicados sem qualquer correcção ou alteração da biblioteca / júri.

Sem comentários: