Semana da Leitura 2014 - Cartaz / Programa

Assinalamos, pelo 8º ano consecutivo, a Semana da Leitura, dando resposta à proposta do Plano Nacional de Leitura, com um programa diversificado.

Consulte, aqui, o Programa detalhado deste evento.

Exposições sobre Fernando Pessoa na BE

Antecipando a Semana da leitura, agendada, no nosso Agrupamemto, para decorrer de 17 a 21 de março, estiveram patentes na Biblioteca duas exposições sobre Fernando Pessoa.

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Gândara Mar dá início a mais uma edição da Semana da Leitura com a exibição, de 11 a 14 de março, de duas exposições sobre Fernando Pessoa, uma que mostra “Os Lugares de Pessoa”, outra evocativa dos “75 anos da morte do escritor e dos 76 anos da publicação da “Mensagem”. O objetivo é relembrar e promover a obra do poeta, com múltiplas facetas, entre as quais a valorização da nossa língua e o enaltecimento da história nacional, que fazem dele, uma referência incontornável da literatura portuguesa.

“Lugares de Pessoa”, exposição da responsabilidade da Casa Fernando Pessoa, de Lisboa, adaptada pela Biblioteca Escolar a apresentação em PowerPoint, é constituída por registos fotográficos com muitos dos locais onde o poeta viveu, trabalhou e frequentou em Lisboa, cidade onde nasceu e morreu, em 1935.




Da responsabilidade do Departamento da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Fernando Pessoa - Evocação dos 75 anos da morte do escritor e dos 76 anos da publicação da “Mensagem” é uma mostra constituída por 13 painéis com diversas fotografias do poeta em diferentes contextos, ao longo da sua vida, as quais surgem acompanhadas por trechos da “Mensagem”, que muitos consideram um dos mais emblemáticos poemas da língua portuguesa.

 












A visita é complementada com a reprodução de um CD com a narração integral dos poemas que compõem a “Mensagem”, ditos por Luís Miguel Cintra, permitindo fruir, de modo distinto, desta belíssima obra.







Segurança na Internet

Semana da Internet Mais Segura 2014 Sessões realizadas no dia 13 de fevereiro | Biblioteca escolar

Exposições / sessões na Biblioteca - mês de novembro

Halloween, São Martinho e Thanksgiving
 
A biblioteca abriu, como sempre tem feito, o seu espaço à realização de exposições diversas, dando um colorido diferente à evocação de tradições culturais de diversas origens.
 
Halloween: este ano, o grupo de professores de Inglês propôs a elaboração de chapéus relacionados com esta festividade. Os trabalhos estiveram patentes ao público junto ao painel de exposições e os três melhores chapéus foram premiados com livros em Inglês.
 
São Martinho: as propostas de trabalho dos professores José Pedrosa e Henrique Rão, levadas a cabo pelos respetivos alunos, trouxeram os elementos e ícones tradicionais desta época à  biblioteca.
 
Thanksgiving: com o grande objetivo de difundir tradições relevantes da cultura inglesa, assinala-se o evento com uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos e a projeção de uma pequena história (em PowerPoint). Os alunos da Educação Especial participaram numa sessão de apresentação desta história e realizaram um pequeno trabalho, registando por escrito os elementos pelos quais se sentem gratos.
 
PES: Dia Mundial da Diabetes, Dia do Não-Fumador e +Contigo
 
Concurso de Cartazes alusivos ao Dia Mundial da Diabetes: exposição nas escadas de acesso à biblioteca dos trabalhos elaborados nas diferentes turmas, dando a conhecer caraterísticas da doença e promovendo hábitos / estilos de vida saudáveis.
 
Dia do Não-Fumador: sessão na sala A2, dirigida aos alunos do 9º C, de partilha de experiências, testemunhos, no sentido de alertar para os malefícios do tabaco e sensibilizar para o não consumo de cigarros / substâncias psicoativas.
 
Projeto +Contigo: sessões, na sala A2, com alunos (9ºA e 9º B) para treino de competências pessoais e sociais, com atividades práticas dinamizadas com as turmas envolvidas. Sessão, em horário pós-laboral de informação para pais/ encarregados de educação/ professores e funcionários sobre o projeto.



Mês internacional da biblioteca escolar 2013

Biblioteca escolar: uma porta para a vida

Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship (IASL), o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar" permite aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares. O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 28 de outubro como o Dia da biblioteca escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de atividades específicas a realizar nesse dia, independentemente das ações que possam levar a efeito noutros dias do mês. A RBE associa-se, deste modo, a este evento internacional, convidando todas as bibliotecas a inserirem na página de atividades do portal RBE, durante o mês de outubro, uma atividade que considerem significativa e ilustrativa do modo como comemoraram a data. À medida que forem sendo publicadas, a RBE divulgará nos Destaques algumas destas atividades. Este envio também pode ser dirigido por mail para a IASL, de modo a que a atividade possa constar, igualmente, da sua página "What people are doing for ISLM 2013". Para celebrar a data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Biblioteca escolar: uma porta para a vida.

A Biblioteca Escolar do Agrupamento pretende assinalar esta celebração, abrindo a sua porta à visita da sua comunidade de utilizadores, aproveitando a oportunidade para dar a conhecer o espaço, os serviços disponibilizados, a organização da documentação, a difusão da informação e o apoio online, bem como as normas de funcionamento da biblioteca. 
As visitas terão lugar durante o mês de outubro, de acordo com uma calendarização estabelecida para as diversas turmas, do 4º ao 9º ano de escolaridade.