Encontro com o Escritor José António Franco

No âmbito da Feira do Livro 2013, recebemos a visita do Escritor José António Franco, que dinamizou três sessões para os alunos do 4º e 5º anos da Escola EB 2,3 João Garcia Bacelar e turmas Tab01 e Tab02 da EB1 de Taboeira.
Esta atividade foi particularmente enriquecedora para as turmas envolvidas, uma vez que foi feita uma sensibilização para a importância do "falar bem", do "escrever bem", enquanto condições essenciais para a boa comunicação, para a aprendizagem e para a participação na sociedade (ajudando a evitar enganos).
Reforçou-se, ainda, a importância da respiração, da dicção e do esforço continuado para a melhoria das expressões oral e escrita. Para isto, muito contribuíram as múltiplas leituras e exercícios práticos de dicção, bem como a exploração da musicalidade e ritmo dos poemas lidos. De facto, as sessões realizadas tiveram, todas elas, uma forte componente oficinal.
O professor José Franco não deixou de surpreender, ainda, com a sua voz e dotes musicais, através da interpretação do poema [Ó grilo canta mais alto], que acompanhou à guitarra e ao som da harmónica.
Deixamos, abaixo, reproduzidas algumas das fotografias registadas ao longo das várias sessões:

A biblioteca agradece a todos os professores e alunos intervenientes a presença e colaboração dada para o sucesso desta iniciativa. Agradecemos, ainda, à Livraria Cerra Livros (de Mira) e ao professor José António Franco pela disponibilidade manifestada.

(mais em: Blogue da Editora Trinta por uma Linha / Jornal Boa Onda )

Feira do Livro 2013

A Biblioteca Escolar, em articulação com os docentes de Português, as educadoras de infância e os professores do 1º CEB, promove a realização da Feira do Livro do Agrupamento.
A edição de 2013, que decorre de 20 a 24 de maio, conta, para além das deslocações / visitas das turmas ao espaço da Feira (para 32 turmas, de acordo com o cronograma estabelecido - ver agendamento), com a presença do escritor José António Franco (ver bio-bibliografia sumária do autor).
A Feira do Livro constitui uma oportunidade de contacto com uma oferta diversificada de obras e a sua aquisição a preços mais apelativos. Aproveitando a proximidade do final do ano letivo, a Biblioteca e os professores de Português sugerem algumas leituras para o Verão, bem como alguns títulos que serão abordados nas aulas da disciplina (propostos pelo PNL, pelas metas curriculares e/ou constantes do Programa).
Relativamente ao encontro com o escritor, estão agendadas 3 sessões, para os alunos do 5º e 4º ano da escola sede, e para os alunos do 1º CEB da EB1 de Taboeira, envolvendo sete turmas, num total de cerca de 116 crianças.
À semelhança dos anos letivos anteriores, a BE estende o convite de visita à Feira a todos os encarregados de educação do Agrupamento.


Jornal do Agrupamento - wikijornal "Boa onda"

Encontra-se disponível, a partir desta semana, um novo canal de comunicação que visa, de forma colaborativa, dar a conhecer o que vai acontecendo no Agrupamento de Escolas Gândara Mar - Tocha.
 
Proposto pela Biblioteca Escolar, este jornal pretende contar com  colaboração ativa de toda a comunidade educativa - professores, alunos, encarregados de educação, os quais poderão escrever artigos e enviá-los para publicação.
 
A designação escolhida para este wikijornal - "Boa onda" - resulta das sugestões dos alunos e da votação online realizada através deste blogue, tendo o Conselho Pedagógico aprovado o presente título pela imagem positiva que este tem associada.
 
A equipa responsável por este jornal é constituída, neste momento, pelos professores Carla Almeida, Fernando Catarino e João Paulo Martins.
 
O "Boa onda" está acessível no seguinte endereço:  http://wikijornal.com/boaonda/ .

"O livro que falava com o mar" (escrita criativa): divulgação

Em resposta ao desafio proposto pela BE, a partir da leitura do conto "O livro que falava com o vento", os alunos do 4º ano, turmas A e B, elaboraram pequenos contos com o título "O livro que falava com o mar".

            Era uma vez um livro que falava com o mar. O livro era pequeno e de aventuras. Vivia numa casa da praia, daquelas que estão mesmo em cima do mar, num quarto azul muito clarinho.
O mar contava-lhe as aventuras que vivia ao longo dos dias. Eram muito engraçadas e divertidas.
Certo dia, o livro partiu numa viagem num barco pelo mar fora, num barco feito de cartolina, com um bocado de tecido a fazer de vela. Ao sabor do vento, foi cantando…

Para ler, na íntegra, esta e outras histórias da autoria dos nossos escritores, aceda aqui à compilação dos melhores textos produzidos!
 
Parabéns a todos!

Semana da Leitura 2013 - "O Mar"

Maré de leituras - casting de leitura | "Quem quer ser o melhor leitor?" : 6º A e 6º B


Vencedores da atividade:
  • 1º lugar : Palmira Timóteo (6ºA)
  • 2º lugar  (ex æquo) : Mariana Santos (6ºB) / Maria de Fátima Gomes ( 6ºA)
  • 3º lugar : Ana Larajeiro (6ºB)

1º Festival de Criação online no Tumblr

Foram apresentados os seguintes projetos elaborados pelos alunos na plataforma Tumblr:

   


Este mar onde navego

  Autoria: Ana Rita Romão
             Mariana Carvalho
             Mariana Rodrigues
           
             8º B










O Mar



    Autoria: Delfina Teixeira
                 Daniela Borges

                 9ºB  




 


The sea

   Autoria: Ana Rita Oliveira

              7ºB













Life at sea


     Autoria: João Pedro Domingues

                 9ºA